Todas as pessoas já passaram por um momento de maior agitação noturna. Isso pode ocorrer na véspera de um evento muito aguardado ou depois de discussões desagradáveis. Porém, passar a noite em claro com frequência é a realidade de 72% dos brasileiros. Então, surge a dúvida: insônia tem cura?
Entenda mais sobre os tipos e níveis de insônia. Assim, você poderá saber se há uma forma de eliminar a falta de sono definitivamente.
Quais são os níveis da insônia?
É possível identificar três tipos de insônia: a inicial, a de manutenção e a terminal. A primeira ocorre quando se demora para dormir. Já a segunda ocorre quando a pessoa desperta durante a noite. Por fim, a última complicação é quando se desperta antes do horário e não se consegue voltar a descansar.
Além disso, existem níveis de insônia. O mais leve é a insônia transitória, em que o problema surge uma vez ou outra durante momentos de grande expectativa. Já um próximo nível é a insônia aguda, quando a pessoa tem insônia por quatro ou seis semanas.
Porém, o grau mais intenso é a insônia crônica, no qual o indivíduo fica acordado por mais de três noites em um período superior a três meses. Nessa etapa a falta de sono passa de uma dificuldade pontual para uma doença.
A insônia como enfermidade é reconhecida pelo CID 10- G47.0. Ela é definida por: distúrbios do início e também da manutenção do sono.
Existe uma cura para a insônia?
Para as pessoas que sofrem com transtornos do sono é muito comum ter a dúvida se insônia tem cura. Para saber isso, é necessário entender em qual etapa a dificuldade está na vida do paciente.
Quando os problemas para dormir estão em sua fase inicial é possível reverter o quadro e não sofrer mais com isso. Dessa forma, é importante buscar um tratamento para a insônia já aos primeiros sinais.
Quando a insônia não é cuidada, ela evolui para um quadro clínico. Nessa fase ela precisa ser tratada apenas com remédios controlados. Além disso, há um agravante. Quando esse tipo de medicação é utilizado por muito tempo o corpo desenvolve resistência a ele.
Infelizmente, doenças crônicas não possuem cura. Por isso, se a insônia evoluir até seu último nível, ela poderá acompanhar a pessoa por toda a vida. Entretanto, ainda que não seja possível eliminar a falta de sono, há soluções para a manutenção desse quadro.
Como tratar a insônia?
Antes de recorrer aos medicamentos controlados para tratar a insônia, busque soluções menos agressivas. Uma boa alternativa é utilizar os suplementos naturais contra a insônia. Diferentemente dos remédios farmacêuticos, os suplementos não causam dependência química ou provocam efeitos colaterais.
O suplemento natural é eficaz porque ele é rico em triptofano. Essa substância estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Logo, o corpo fica mais relaxado, próprio para o adormecimento rápido e tranquilo.
Uma dica importante é aliar o seu tratamento a bons hábitos noturnos, como não utilizar smartphones, tablets e televisão algumas horas antes de dormir. Evite também o consumo de café após as 18h.
A insônia tem cura se tratada no início. Porém, quando se torna uma doença crônica é preciso tratar com remédios controlados. Não deixe que isso ocorra, cuide da sua saúde o quanto antes.
Já toma medicamentos controlados para a insônia? Então, faça um teste com os suplementos naturais contra a insônia. Há relatos de pessoas que conseguiram ficar livres desse remédios com o uso dos suplementos.